Eventos e Cursos

Minicurso: O Universo das Galáxias

As galáxias são consideradas os blocos fundamentais de construção do Universo. Algumas delas são, relativamente, simples na estrutura, contendo apenas estrelas normais e não mostrando nenhuma característica individual, como filamentos, plumas, jatos, etc. Outras, no entanto, são quase inteiramente feitas de gás neutro. Mas, existem aquelas complexas, oriundas de processos de interação gravitacional e constituídas a partir de variados componentes, como estrelas, gás neutro e ionizado, poeira, nuvens moleculares, campos magnéticos, raios cósmicos e matéria escura.

Neste minicurso, apresentaremos as principais propriedades (componentes, aspectos fotométricos e espectroscópicos) das galáxias que fazem parte, não apenas da chamada sequência de Hubble, mas também daquelas interagentes por processos gravitacionais (fusão, colisão ou maré) conhecidas como peculiares, presentes no catálogo de Arp & Madore (1987). Muitas delas são pouco estudadas e ainda aguardam observações nas técnicas fotométrica e espectroscópica.

Atividades: Teoria, Observação e Redução de Dados no ambiente IRAF (fotometria e espectroscopia).

I Workshop sobre Variabilidade Estelar – 2023

(02 e 03 de Março de 2023)

Esta primeira reunião de trabalho marca o início de uma profícua parceria entre os grupos de pesquisas observacionais da UESC e da UEFS. A proposta é integrar as respectivas expertises com as instrumentações ora disponíveis para explorar estrelas que apresentam algum tipo de variabilidade. Portanto, produzir ciência de qualidade e oportunizar temáticas de estudo para os estudantes da Educação Básica, Graduação e da Pós-Graduação.

O programa científico será na forma de palestras e discussões associadas, dentre elas, a perspectiva de realizarmos reuniões anuais (intercaladas nas Instituições) na forma de “hands-on” de observação, redução e tratamento de dados com diferentes ferramentas. Neste cenário, haverá minicursos e os estudantes poderão apresentar os seus trabalhos iniciais de pesquisa.

O Workshop conta com o apoio Institucional dos Departamentos de Ciências Exatas e Tecnológicas (UESC) e de Física (UEFS), do Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia, do Observatório Astronômico da UESC e dos Programas de Pós-Graduação, PROFÍSICA – Programa de Pós-graduação em Física (UESC) e MPASTRO – Mestrado Profissional em Astronomia (UEFS).

(Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia)

02 de Março

09:00h - Visita ao Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia

12:00h - Almoço